21 de junho de 2017

Agricultura no ar – Sistematização em cana-de-açúcar

Confira os episódios sobre sistematização em cana-açúcar, faça seu cadastro e receba um desconto exclusivo para o curso Agricultura no ar!

Ir direto para os vídeos:

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3

CONHEÇA O CURSO

A sistematização da lavoura, com uso de tecnologias como drones, imagens digitais, GPS e piloto automático possibilitam inúmeras combinações de produtos e serviços, contribuindo para melhores resultados.

Saiba mais sobre o que esse curso 100% online oferece assistindo esse vídeo.

Acompanhe aqui os 3 episódios iniciais do curso online Agricultura no ar, mostrando a relação da tecnologia com a produtividade, a sistematização em cana-de-açúcar e a utilização de drones. Um conjunto de inovações tecnológicas que já são realidade e trazem cada vez mais qualidade ao canavial, com aumento de produção e evitando o desperdício.

Conhecimento para entregar projetos de valor ao produtor rural

Prepare-se para entregar projetos de valor em agricultura de precisão. O curso online Agricultura no ar é a oportunidade de agregar um diferencial profissional nessa área do agronegócio, com foco em cana-de-açúcar. Acompanhe no site e siga nossas páginas nas redes sociais.

Faça aqui seu cadastro e receba um desconto exclusivo para acessar todo o conteúdo e voe alto na agricultura de precisão!

Compartilhe conhecimento e oportunidade com sua rede

Episódio 1: Tecnologia e produtividade

Faça aqui seu cadastro e receba um desconto exclusivo para acessar todo o conteúdo e voe alto na agricultura de precisão!

 

Ir direto para os vídeos:

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3

CONHEÇA O CURSO

Acompanhe nossas redes sociais

   

Drones e aumento de produtividade. Qual a relação dessa e de outras tecnologias com melhores resultados em campo?

As novidades para o manejo da cana- de-açúcar vem de uma série de mudanças que ocorreram ao longo dos anos até chegarmos na tecnologia de ponta disponível, com uso de GPS, mecanização automatizada e os tão falados Drones. É preciso entender melhor esse processo, para identificar as oportunidades que essas novas tecnologias trazem ao setor.

A exemplo disso tudo, somente pela forma de como trabalha uma colhedora, observamos uma grande mudança em seu resultado deixado em campo. A palhada que antes era queimada, agora nos traz benefícios tais como:

  • melhoria da matéria orgânica do solo;
  • redução das erosões;
  • diminuição das plantas daninhas;
  • alteração das espécies predominantes.

Tudo isso demonstrará um forte desenvolvimento no campo.

O avanço tecnológico também mudou a relação de trabalho no sistema como um todo, favorecendo uma mão de obra mais especializada e com atualização de conhecimento constante, com melhor observação e implementação das boas práticas. Além dos profissionais que se atualizam e surgem para operar os modernos tratores, e máquinas agrícolas, novas profissões estão surgindo junto do avanço tecnológico como operador de Drone especializado em agronegócio. Outras profissões, já consolidadas mas sem grande tradição no setor, estão aparecendo cada vez mais, como  técnicos especializados em automação agrícola, posicionamento global, projetos de traçados de plantio, tratos culturais e colheita, sistemas de informações geográficas, entre outros.

Isso sem contar o meio ambiente, pois todo avanço tecnológico traz mais eficiência, que no setor é traduzido também como menor utilização de maquinários e diesel, melhor posicionamento de defensivos, evitando desperdício e excessos. São diversos fatores que podem ser influenciados pelas novas tecnologias, favorecendo o aumento de produtividade e qualidade no serviço prestado.

Nos próximos dois vídeos, vamos explorar e entender melhor a mecanização, automação, uso de GPS, drones e a sistematização da lavoura. Acompanhe no site e mídias sócias, e também faça seu cadastro para receber as novidades e atualizações!

Episódio 2 : Sistematização

Faça aqui seu cadastro e receba um desconto exclusivo para acessar todo o conteúdo e voe alto na agricultura de precisão!

 

Compartilhe conhecimento e oportunidade com sua rede

Ir direto para os vídeos:

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3

CONHEÇA O CURSO

A mecanização se mostrou um divisor de águas exigindo para sua otimização uma forma mais ordenada e organizada de trabalho: a sistematização.

A sistematização nada mais é do que todo processo de mudança nos canaviais que foram adaptados para receber a mecanização.

A geometria de plantio, ou seja, as disposições e espaçamentos das linhas de cana, a exigência por uma topografia adequada (declividade limitadas para maquinário), as dimensões dos talhões plantados, a quantidade, tamanho e disposição dos carreadores, entre outros, são os principais responsáveis pelo sucesso dessa mudança.

A modernização, para ser efetiva, também precisa de mais facilidade e segurança para garantir resultados. Então, não bastam somente novas máquinas e técnicas, mas também a padronização e devida capacitação dos operadores e profissionais envolvidos nesse processo. A automação, com utilização de mecanismos de precisão, estão sendo fundamentais nesse processo.

Isso trouxe para as máquinas agrícolas o GPS e o piloto automático. Dessa forma, trabalhar utilizando estes recursos aplicados a estes processos levou mais rapidez e eficiência para as frentes de trabalho, com menor influência do fator humano na operação. Os operadores conseguem manter seu foco na qualidade do trabalho, por exemplo, para que o aproveitamento seja o maior possível.

No próximo vídeo vamos entender melhor como entra a questão do piloto automático, e o que está envolvido no sucesso desse recurso.

Acompanhe nossas redes sociais

   


Episódio 3: Utilizando drones na sistematização

Faça aqui seu cadastro e receba um desconto exclusivo para acessar todo o conteúdo e voe alto na agricultura de precisão!

 

Acompanhe nossas redes sociais

   

O futuro já se faz presente, tomando cada vez mais seu espaço no agronegócio e trazendo grandes resultados. Esse processo de mudança precisa de uma fase de adaptação.

O que ainda vemos nos dias de hoje é a necessidade de tratores e equipamentos com bitolas ajustadas à cultura, elevadores estendidos nas colhedoras, manutenção e revisões preventivas, calibração e alinhamento do maquinário, entre outros para um controle de tráfego perfeito. Os produtores que estão fazendo essa transição, implementando as tecnologias conforme suas possibilidades, já estão colhendo os frutos.

Mais uma vez a necessidade de melhorar a operação trouxe uma nova tecnologia: os Drones. Capazes de fotografar lavouras e analisá-las, gerando informação, projetos e produtos. Os Drones começaram a ganhar força de trabalho no mundo sucroenergético no último ano. Geração de linhas de colheita, levantamento de falhas, simulação de colheita para avaliação de pisoteio, aplicação georreferenciada de insumos, identificação de plantas invasoras, geração de curvas de nível, topografia, altimetria, declividade e analise de fluxo de águas são algumas das realidades que esse tipo de equipamento é capaz de gerar com a exatidão necessária para o trabalho.

Os pioneiros que investem em inovações, baseadas em estudos e conhecimento de qualidade, ficam satisfeitos com essa escolha. Seja você produtor rural, engenheiro agrônomo, técnico agrícola ou qualquer profissional que já atua no agronegócio ou pretende atuar, saia na frente e tenha o conhecimento necessário para entender e aplicar essa tecnologia no campo.

Seja também um pioneiro, faça seu cadastro e receba primeiro as informações de pré-lançamento do curso Agricultura no ar e ainda receba um desconto exclusivo!

Ir direto para os vídeos:

EPISÓDIO 1

EPISÓDIO 2

EPISÓDIO 3

CONHEÇA O CURSO